Bem-vindo!!!

16 de fevereiro de 2011

Boa Leitura e um Bom Ano Letivo para todos!!

Viajar pela leitura.
" Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação! "

SUGESTÃO DE LIVROS PARA INÍCIO DO ANO LETIVO!

Título: PROVA Um momento privilegiado de estudo. Não um acerto de contas.
Autor: Vasco Pedro Moretto
     Sinopse:
     Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas foi o título escolhido, pois pretende mostrar que é possível bem avaliar a aprendizagem mantendo a cultura da aplicação de provas, desde que o processo seja ressignificado e contextualizado.
    Avaliar a aprendizagem está profundamente relacionado com o processo do ensino e, portanto, deve ser conduzido como mais uma ocasião em que o aluno aprende. Pode-se tornar um momento privilegiado, porque, diante de tudo o que a tradição vem associando à prova, o aluno investe suas energias em busca de sucesso, normalmente associado a uma boa nota. Se essa é a cultura estabelecida, por que não aproveitá-la e transformar a avaliação em mais um ensejo de construção de conhecimento?
    Para aqueles que em algum instante pensaram assim, recomendamos este livro

         -------------------------------------------------------------------------------------

Título: Bullying e Desrespeito. Como acabar com essa cultura na escola.
Autor: Marie-Nathalie Beaudoin, Maureen Taylor
     Sinopse:
    Bullying, a intimidação direta ou indireta que varia da simples gozação até atitudes mais violentas que empreguem a força física, é motivo de preocupação crescente nas escolas. Educadores, pais e psicólogos se questionam sobre o que fazer para dar fim a esse problema endêmico da agressão e do desrespeito. Com o objetivo de discutir e apresentar alternativas para enfrentar o problema, esta obra reúne conhecimento psicológico e experiência educacional, oferecendo uma abordagem bem-sucedida para se lidar com um amplo leque de problemas comportamentais. Complementam o texto inúmeras atividades e estratégias de fácil implementação, as quais acompanham programas apropriados para o trabalho individual, com turmas da pré-escola e do ensino fundamental e com escolas inteiras, visando a promover o respeito, a responsabilidade e a tolerância entre os alunos. 
            -----------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: