Bem-vindo!!!

3 de junho de 2014

Junho - Novidades da Semana

LIVROS NOVOS
Obras de Literatura Brasileira - Leitura Obrigatória - UFRGS

Título: Boca de ouro.
Autor: Nelson Rodrigues

Sinopse:
O bicheiro Boca de Ouro é uma figura temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque, ao melhorar de vida, trocou os dentes perfeitos por uma reluzente dentadura de ouro. Quando Boca é assassinado, seu passado é vasculhado por um repórter de um jornal sensacionalista em busca de histórias escabrosas. A fonte do jornalista é dona Guigui, a volúvel e passional ex-amante do contraventor, uma mulher que, ao sabor de seus humores, revela diferentes versões da mesma história.

                  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Dançar Tango em Porto Alegre.
Autor: Sergio Faraco

Sinopse:
Obra de um autor que preza a palavra exata, a tensão contida e, sobretudo, os dramas internos do indivíduo, 'Dançar tango em Porto Alegre' mostra não pérolas, mas gemas cuidadosamente lapidadas da narrativa brasileira contemporânea, concentradas em três temas - o primeiro, contos desenvolvidos na paisagem rural fronteiriça do Rio Grande do Sul, onde os protagonistas debatem-se intimamente entre, de um lado, a tentativa de reter valores ancestrais e o próprio passado que se esvai e, do outro, a submissão à modernização e à passagem do tempo; em segundo lugar, narrativas sobre o trespassar da inocência infantil por fortes experiências emocionais e de iniciação sexual; e, por último, contos sobre o indivíduo que, melancólico e solitário, não se adapta ao espaço urbano.

                ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: As Veias abertas da América Latina
Autor: Eduardo Galeano


Sinopse:
         Remontando a 1970, sua primeira edição, atualizada em 1977, quando a maioria dos países do continente padecia facinorosas ditaduras, este livro tornou-se um 'clássico libertário', um inventário da dependência e da vassalagem de que a América Latina tem sido vítima, desde que nela aportaram os europeus no final do século XV. No começo, espanhóis e portugueses. Depois vieram ingleses, holandeses, franceses, modernamente os norte-americanos, e o ancestral cenário permanece - a mesma submissão, a mesma miséria, a mesma espoliação.

             ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------