Bem-vindo!!!

19 de novembro de 2010

Biblioteca La Salle/Feira de Ciências e do Conhecimento

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.

No dia 12 de novembro no Colégio La Salle Medianeira aconteceu a Feira de Ciências e do Conhecimento. Onde a Biblioteca La Salle também participou com exposição de livros novos adquiridos no mês de Outubro. Livros esses de vários gêneros literários.

Além disso, na Biblioteca La Salle também foram expostos e apresentados alguns trabalhos e projetos relacionados à literatura/leitura, feitos pelos alunos do Ensino Fundamental, e Ensino Médio durante o ano todo, como:
-Releitura do Livro “O Pequeno Príncipe” trabalho feito pela turma da 5ª série.
-Criação de livros, projeto desenvolvido pela turma do 2º ano do Ensino Médio,
-Confecção de maquetes, releitura de um livro criado pela turma do 4º ano,
-Criação de histórias e confecção de seus respectivos personagens trabalho realizado pela turma da 6ª série,
-Projeto sacoteca é um projeto de incentivo à leitura feito para os alunos da 5ª série,
e também o projeto Fotonovela projeto criado pelos alunos da 7ª série, entre outros. 

Esses projetos apresentados e expostos pelos alunos foram trabalhos e projetos realizados com as turmas, durante todo o ano, como incentivo do gosto e do bom hábito da leitura, que sem dúvida é muito importante e fundamental para nossos educandos. Deve-se ter presente que a leitura é uma das principais ferramentas de ensino/aprendizagem do estudante brasileiro.


-------------------------------------------------------------------------------


                              ------------------------------------------------------------------------
                                 
                     
                         -------------------------------------------------------------------------

             


             

Novidades da Semana 02

   Livros Novos - Novembro 2010
   Literatura Infanto-Juvenil - Ficção
   Boa Leitura!!

   Título: AMANHÃ, V.2 - O Silêncio da Noite.
   Autor: John Marsden

Sinopse:
       Com quem você pode contar quando o inferno é o único lugar seguro do planeta? O inimigo está ganhando cada vez mais poder, e sua crueldade aumenta a cada minuto. Os colonizadores começam a ocupar a cidade, e Ellie e seus amigos precisam agir rápido se quiserem resistir à invasão. Eles encontram possíveis aliados, os Heróis do Harvey, que prometem segurança e ataques aos soldados inimigos. A batalha fica mais intensa, e muitas traições se colocam no caminho de Ellie e seu grupo. Agora, eles têm certeza de que a vida mudou para sempre e precisam fazer de tudo para sobreviver neste mundo impiedoso. 

                  -----------------------------------------------------------------------

     Título: AMANHÃ, V.5 - Vingança em Chamas.
     Autor: John Marsden
   
     Sinopse:
     Como num jogo de dados, a cada lance tudo pode mudar. Ellie, Lee, Homer, Fi e Kevin seguem em frente, resistindo ao poderoso invasor de seu país. Eles fazem de tudo para atrapalhar os planos dos inimigos, porém são pegos de surpresa. O destino prepara uma terrível armadilha, e os cinco jovens acabam dentro do grandioso aeroporto militar de Wirrawee, cercados por centenas de soldados fortemente armados e treinados para matar. A coragem, entretanto, fala mais alto. Os amigos colocam em prática um plano superaudacioso e totalmente suicida. Lidando com conflitos internos, a saudade dos pais e de outras pessoas amadas que se foram - e também com uma dolorosa traição -, Ellie segue em frente. Seu mundo agora é um lugar insano, devastado pela guerra. Às vezes, sobreviver parece uma ilusão, um sonho impossível, mas a esperança não morre. Nem mesmo nas piores situações.


                       ------------------------------------------------------------------------

      Título: AMANHÃ, V.4 - Escuridão, Seja Minha Amiga
      Autor: John Marsden

      Sinopse:
     Depois de um pequeno descanso, Ellie e seus companheiros voltam para casa e retornam para a triste realidade da invasão que mudou a vida deles. Para ajudar o grupo de elite do capitão Iain, eles precisam sabotar o recém-construído aeroporto militar erguido em Wirrawee, a pequena cidade natal dos heróis, mas as coisas ficam difíceis. O grupo de Ellie agora é de apenas cinco amigos. Eles estão mais maduros, mas também exaustos por causa dos horrores que experimentaram. Será que algum dia poderão viver novamente sem ter que se esconder ou planejar cada passo? Os amigos querem a paz, mas não vão esperá-la sentados. Por isso, eles se arriscam em um plano perigoso e descobrem que não tem mais ninguém com quem contar. 
 
                   ------------------------------------------------------------------------ 

   Título: AMANHÃ, V.6 - Quem tem Medo da Noite?
   Autor: John Marsden
      Sinopse:
       Uma guerra detrói prédios, casas e pontes de um país, assim como vidas inteiras, o jeito de ser e de pensar de seus habitantes. Seré que Ellie perdeu para sempre sua doçura e sua gentileza? O destino colocou outra vez Ellie e seus amigos diantes de um desafio - cuidar de um grupo de órfãos da guerra, extremamente afetados pelo horror que viram e viveram. Não vai ser fácil para cinco adolescentes - um pouco mais velhos que essas crianças - tomarem para si essa responsabilidade. Enquanto provam, com a ajuda das crianças, que ainda há espaço para a esperança e a afeição em seus corações, Ellie, Fi, Homer, Lee e Kevin não podem esquecer que a morte os espreita em todos os lugares. Os cinco lutam para escapar de perigosas armadilhas e precisarão de muita força, coragem e sangue-frio para sobreviver ao inimigo que invadiu sua pátria e lentamente se aproxima do único local seguro para eles. Será esse o fim de Ellie e seus amigos?

                    -------------------------------------------------------------------

  

16 de novembro de 2010

Novidades da Semana 01

 Biblioteca La Salle
 Aquisição de Livros Novos - Novembro 2010
 Boa Leitura!!!!

Título: Férias de Arrepiar
Autor: Graziela Bozano Hetzel

Sinopse:
       Miraflores, uma cidadezinha tranquila e pacata, é o local ideal para quem quer passar férias curtindo a natureza, longe da correria da cidade grande. Mas quem poderia imaginar que em Miraflores nem tudo era calmaria? Foi o que Felipe constatou logo ao chegar à pousada de um simpático casal alemão em companhia dos pais e do beagle Biscoito. Dali para a frente, tudo seria mistério e aventura para ele e sua mais nova companheira, Bárbara. Sem falar, é claro, do delegado Fonseca e seu incrível 'faro policial'. 

                  ---------------------------------------------------------------- 
     Título: O Rei da Rua
     Autor: Jorge Fernando dos Santos
     Sinopse:

      Onde há garotos, há turma. Onde há uma turma, há outra, a dos adversários. Os inimigos... Quem é o melhor? Quem manda? Quem é valente ou quem é criancinha? Quem é o Rei da Rua? Esta obra fala de um momento em que a gente está deixando de ser criança, entrando na adolescência, e, para se impor, escolhe entre adotar a brutalização dos sentimentos ou, quem sabe, um tipo muito especial de coragem - que não provoca, que não faz alarde, mas que se impõe no sereno enfrentamento dos desafios.






------------------------------------------------------------------
 Título: Nó na garganta
 Autor: Mirna Pinsky

 Sinopse:
Tânia é uma menina de 10 anos, negra e pobre. Um dia, sua família decide mudar de vida. Seus pais, contratados para cuidar da casa de veraneio dos patrões, partem esperançosos para o litoral. Tânia defronta-se então com a dura realidade do preconceito. Uma experiência amarga que a levará ao encontro de sua verdadeira identidade. 

--------------------------------------------------------------